sábado, 25 de agosto de 2012

E AGORA, O QUE FAZER: CÂMBIO AUTOMÁTICO OU AUTOMATIZADO?




Segundo a reportagem do site G1, o câmbio automatizado originou-se na Fórmula 1 em 1989, mas somente em 2000 começou a ser utilizado nos carros de passeio da Europa. Já no Brasil, somente em 2007 foi adotado pelo Chevrolet Meriva e posteriormente por outras marcas, em alguns casos, com outras denominações.
O sistema automatizado é uma mescla do manual com o automático, dando a liberdade de escolha ao motorista. Quando a opção automatizada é selecionada, há uma central eletrônica que por meio de sensores de velocidade e rotação do motor escolhe o melhor momento para a troca de marchas e por isto, não possui o pedal da embreagem. Além disso, o motorista ainda tem a opção de pressionar a tecla “S” para que as trocas de marchas sejam efetuadas em menor tempo, aproveitando melhor a potência do motor.
No quesito economia de combustível, o sistema citado reduz o consumo de 5 a 10% quando comparado a um câmbio automático de 04 marchas que exige mais energia do motor.
Os câmbios automáticos apresentam suavidade e a delicadeza do câmbio CVT; contudo, os motoristas de primeira viagem podem sofrer um certo desconforto com os automatizados devido aos trancos nas trocas das marchas tendo em vista que há um pequeno “atraso” da resposta do câmbio.
Agora com estas dicas, ficou mais fácil escolher qual a opção que melhor atende as suas necessidades, não é mesmo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário