domingo, 3 de fevereiro de 2013
Cuidado com a Maresia
Um dos maiores inimigos do seu veículo é a Maresia. Nos períodos de férias ou feriados prolongados todos gostamos de aproveitar, descer para o litoral e divertir nas praias.
E é justamente no litoral onde a maresia destrói oxidando portões de ferro, grades de janelas, cadeiras de praia e carros.
O que é Maresia?
Maresia são micro partículas de água que sobem com o movimento do mar soprando como se fosse um spray, sais contidos nestas gotículas que aceleram o processo de ferrugem.
A Maresia penetra entre a lataria e partes de borracha da carroceria, maçanetas, frisos, portas etc. Também atacam partes de ferro não protegidas como disco de freio, cabos, parafusos etc. Outras partes dos veículos também podem ser danificadas por acúmulo de areia que são sopradas juntamente com as gotículas d'agua.
Para que seu veículo esteja a salvo vai aqui algumas dicas rápidas:
1- Faça uma boa lavagem de seu veículo regularmente com um cuidado maior nas frestas e partes inferiores.
2- Faça uma cristalização ou passe uma cera para aumentar a proteção da lataria.
3- Vá ao seu mecânico de confiança de vez em quando para verificar borrachas, coifas, cabos, parafusos e outras peças que podem deteriorar com a maresia.
segunda-feira, 3 de dezembro de 2012
Manutenção para viagem
Vai viajar de carro? Não há pior coisa do que começar as suas férias, pegar a estrada e ficar no meio do caminho. A 86JP dará pequenas dicas de checagem simples e que podem ajudar você a ter suas sonhadas férias.
No capô:
- Óleo do motor (validade e nível)
- Fluído da transmissão (validade e nível)
- Liquido de arrefecimento do radiador (estado geral, validade e nível)
- Bateria (estado geral e validade)
Exterior:
- Faróis (regulados e se não estão queimados)
- Limpadores de para-brisas (estado geral)
- Pneus (estado geral, calibragem, alinhamento e balanceamento)
Porta-malas:
- Estepe (verificar o estado geral e calibragem)
- Macaco e Chave de rodas (verificar a existência)
- Triângulo de emergência (fundamental em caso de emergência)
Interior:
- Extintor (verificar validade e estado geral)
Mas lembre-se esta lista não contém componentes importantes como freios e suspensão que recomendamos ser visto por um mecânico ou agência de sua confiança. Boa Viagem!
domingo, 18 de novembro de 2012
Verifique Lâmpadas Queimadas
Andar com lâmpadas queimadas é menos raro do que imaginamos. Faróis queimados são mais fáceis de serem detectadas já que visualizamos a parte dianteira e logo percebemos a falta de iluminação. Já as lanternas traseiras a coisa complica um pouco.Muitas vezes acabamos descobrindo através de algum conhecido que nos avisa ou na pior das hipóteses quando somos parados em uma blitz.
Hoje em dia já existem carros que no próprio painel nos mostra quando as lâmpadas de freio queimam.
Como a maioria de nós não dispomos deste tipo de recurso, é aconselhável verificamos periodicamente todas as lâmpadas do veículo, ainda mais quando vamos colocar o carro na estrada.
Verificando as luzes do veículo:
1-Luzes de freio - peça para alguém observar se estão acendendo, caso esteja sozinho, encoste o veículo próximo a outro carro, janelas ou até mesmo paredes na qual você possa observar o reflexo das luzes.
2- Faróis, lanternas e setas - apenas vire a chave ao ponto de acender as luzes do painel, teste todas as lâmpadas saindo do veículo e verificando. Não esqueça de verificar as lâmpadas que iluminam a placa traseira do veículo e as luzes de ré também.
Lâmpadas do veiculo queimadas além de ser um risco para a sua condução, é passível de multa e perda de pontos em sua CNH. Artigo 230-XXII defeito no sistema de iluminação, de sinalização ou com lâmpadas queimadas:
Infração - média;
Penalidade - multa.
domingo, 11 de novembro de 2012
Dicas para seu radiador
Nestes dias de calor intenso, nosso organismo começa a transpirar muito mais em comparação ao inverno. A ingestão de muito líquido e o suor são os sistemas do nosso corpo para não deixar a temperatura se elevar.
Assim, o radiador é o responsável para impedir que o motor chegue a temperaturas além do que ele pode suportar sendo o líquido de arrefecimento trabalhando em conjunto com a água o responsável por circular pelo motor para dar esta refrigeração.
O mau funcionamento do radiador por falta de líquido ou entupimentos podem resultar em grandes prejuízos para o seu bolso. E com a chegada do fim de ano, onde as viagens são muito apreciadas é fundamental a checagem do seu radiador.
Checando o Radiador:
A visualização do nível do líquido deve ser feita com o motor frio.
Localize o seu radiador e o tanque do líquido de arrefecimento
Checando o Radiador:
A visualização do nível do líquido deve ser feita com o motor frio.
Localize o seu radiador e o tanque do líquido de arrefecimento
Verifique o nível do líquido e complete sempre até o nível máximo, nunca ultrapasse a marca Max. As variações de porcentagem entre água e líquido de arrefecimento devem ser observadas conforme o produto a ser utilizado.
Por evaporação natural o líquido irá evaporar em cerca de 300ml por ano. Caso a evaporação seja acima deste nível, poderá haver vazamentos e deve-se procurar ajuda especializada para a verificação.
O líquido de arrefecimento tem validade e deve ser substituído de acordo com seu fabricante variando de 1 ano até 3 anos.
Por evaporação natural o líquido irá evaporar em cerca de 300ml por ano. Caso a evaporação seja acima deste nível, poderá haver vazamentos e deve-se procurar ajuda especializada para a verificação.
O líquido de arrefecimento tem validade e deve ser substituído de acordo com seu fabricante variando de 1 ano até 3 anos.
domingo, 28 de outubro de 2012
Baterias Dicas e Manutenção
A falta de manutenção em sua bateria pode deixá-lo na mão nas ocasiões em que mais você precisa de seu veículo porque sem a energia de sua bateria, você não irá há lugar algum.
Os sintomas de uma bateria fraca são:
1- Dificuldade em dar a primeira partida do dia.
2- A intensidade da luz dos faróis oscilam com as acelerações e paradas do veículo.
3- Lentidão ao subir e descer os vidros elétricos do veículo
4- Bateria com prazo vencido.
As principais causas de bateria fraca são:
1- Um longo período na qual o carro permaneceu com as portas abertas ou faróis ligados com o motor desligado.
2- Trajetos muito curtos percorridos dificultando o carregamento suficiente da bateria pelo alternador.
3- Mal funcionamento do alternador.
4- Bateria vencida.
Podemos evitar ficar sem bateria com estas pequenas dicas:
1- Verifique os cabos dos conectores da bateria com frequência, caso haja oxidação passe uma lixa fina ou procure um profissional especializado.
2- Verifique nas baterias que vão água o nível de água no interior delas, caso esteja baixo insira água destilada.
3- Quando o veículo estiver com o motor desligado, evite ligar partes elétricas do veículo por um tempo muito prologando. O consumo de bateria com o ar condicionado ligado é muito alto.
4- Não dê partida no carro com equipamentos elétricos ligados como ar-condicionado, faróis, rádio.
5- Se o veículo for permanecer desligado por um tempo muito prolongado, é recomendável que desligue o cabo negativo da bateria mas, carros com computador de bordo esse procedimento não e aconselhável.
6- Não tente interruptamente fazer o carro ligar caso não pegue na primeira partida. As tentativas devem ser curtas entre 5 e 7 segundos com intervalos de 25 segundos de espera. Girar o motor para dar partida é o momento em que mais se consome bateria.
7- E por último, verifique o prazo de validade da bateria, se estiver para vencer, procure um profissional especializado para verificar a saúde de sua bateria.
sábado, 20 de outubro de 2012
Óleo do Motor
A verificação periódica do nível de óleo do motor e a troca do óleo e do filtro são fundamentais para que a vida útil do coração de seu veículo não seja abreviada, além de evitar superaquecimento, diminuição na produção de gases, deterioração e economia de combustível.
O óleo do motor:
1- Reduz o atrito dentro do motor das peças de metal fazendo mover suavemente.
2- Evita que a pressão escape.
3- Absorve o calor gerado pelo motor impedindo o excesso de aquecimento.
4- Retira restos de detritos e metal do motor mantendo limpo.
5- Impede a oxidação no interior do motor.
O tempo útil do óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o tipo de veículo mas em média os consultores recomendam trocar o óleo a cada 5.000km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro e o filtro deve ser trocado a cada 10.000km ou 1 ano. Maiores detalhes quanto ao tempo consulte a sua concessionária ou o manual do proprietário do seu veículo.
Observe o quanto um óleo pode mudar após o prazo.
O resultado da falta de manutenção é a famosa borra, o óleo se torna uma pasta deixando de executar a sua principal função que é a lubrificação.
Verifique o nível de óleo do motor a cada 1.000km.
1- Pare o veículo em um local plano.
2- Espere por cerca de 5 minutos com o motor desligado. (Aconselhável verificar logo de manhã antes do motor ser ligado)
3- Procure a vareta medidora de óleo e puxe para fora.
4- Limpe com um papel higiênico ou papel toalha e insira novamente até o fim.
5- Retire e veja o nível do óleo.
6- Nível máximo está perfeito.
7- Nível abaixo do máximo é necessário repor o montante que falta.
O óleo do motor:
1- Reduz o atrito dentro do motor das peças de metal fazendo mover suavemente.
2- Evita que a pressão escape.
3- Absorve o calor gerado pelo motor impedindo o excesso de aquecimento.
4- Retira restos de detritos e metal do motor mantendo limpo.
5- Impede a oxidação no interior do motor.
O tempo útil do óleo varia de acordo com o tipo de óleo e o tipo de veículo mas em média os consultores recomendam trocar o óleo a cada 5.000km ou 6 meses, o que ocorrer primeiro e o filtro deve ser trocado a cada 10.000km ou 1 ano. Maiores detalhes quanto ao tempo consulte a sua concessionária ou o manual do proprietário do seu veículo.
Observe o quanto um óleo pode mudar após o prazo.
O resultado da falta de manutenção é a famosa borra, o óleo se torna uma pasta deixando de executar a sua principal função que é a lubrificação.
Verifique o nível de óleo do motor a cada 1.000km.
1- Pare o veículo em um local plano.
2- Espere por cerca de 5 minutos com o motor desligado. (Aconselhável verificar logo de manhã antes do motor ser ligado)
3- Procure a vareta medidora de óleo e puxe para fora.
4- Limpe com um papel higiênico ou papel toalha e insira novamente até o fim.
5- Retire e veja o nível do óleo.
6- Nível máximo está perfeito.
7- Nível abaixo do máximo é necessário repor o montante que falta.
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quinta-feira, 11 de outubro de 2012
O Melhor Carro do ano de 2012 na opinião feminina
Com um júri formado por mulheres jornalistas de 12 países do setor automotivo o Prêmio Women’s World Car of The Year 2012, no ranking geral os 3 melhores carros eleitos por elas foram o Range Rover Evoque, em segundo BMW série 3 e em terceiro o Audi Q3.
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Os melhores carros do ano na opinião das mulheres |
Os carros foram classificados em 4 as categorias:
Carro da família:
1- BMW série 3
2- Audi Q3
3- Ford Focus
Carro de Luxo:
1- Range Rover Evoque
2- Jaguar XJ
3- Audi A6
Carro Esportivo:
1- Porsche 911
2- Jaguar XKR
3- Mercedes Benz SLK
Carro Econômico:
1- Honda Civic
2- VW UP!
3- Ford Fiesta
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